sábado, abril 19, 2008

Retiro: quebrar a rotina.

Foi depois de uns dias em casa, por ocasião do Carnaval, que no passado mês de Fevereiro, no período do dia 6 a 10, tivemos o nosso retiro anual.
Os alunos do 1º ao 3º anos lá fomos nós até terras de Gouveia, para a casa Rainha do Mundo, das Irmãs de S. João Baptista e Maria Rainha. Foi orientado pelo Pe. José Carlos, op. Reflectimos como podemos procurar a felicidade, quais as ambições e desejos de cada um e ainda como encaramos a solidão, o celibato e as relações fraternas. Num último momento ‘’discutimos’’ se o caminho que estamos a seguir é visto como caminho de felicidade.
Foram cinco dias de encontro pessoal e com Deus, onde não faltou a oração: o ofício de Laudes dava o mote de entrada no novo dia, a Hora Intermédia tinha lugar antes do almoço, a meio da tarde dedicávamos cerca de uma hora de Adoração ao Santíssimo Sacramento, este momento antecedia a Eucaristia e as Vésperas. No final do dia, agradecíamos ao Senhor tudo o que nos concedeu e confiávamos-Lhe o descanso da noite, na oração de Completas.
Aproveitando o espírito do tempo da Quaresma, no penúltimo dia tivemos a oportunidade de nos reconciliarmos com Deus e com os irmãos sacramentalmente. No último dia, o primeiro da semana, celebrámos Eucaristia juntamente com a comunidade local, colaborando sobretudo com os cânticos.
O segundo grupo, o grupo dos seminaristas mais velhos, do 3º ao 6º anos, rumaram a Fátima, para a casa das Irmãs Franciscanas. O retiro foi orientado pelo Frei Luís Oliveira, ofm, teve como tema chave de reflexão a auto análise de cada um, de molde a permitir que no equilíbrio humano se torne possível um são crescimento espiritual. Num primeiro momento começaram por avaliar os outros, baseando-se nas qualidades concretas de cada um, a fim de que cada um pudesse tomar consciência de alguns “defeitos”.
Seguidamente abordou-se o tema que englobava os valores da humildade e autenticidade que devem estar latentes na vida de um sacerdote, começando na formação. A maturidade afectiva e sexual dos seminaristas também foi reflectida neste retiro e de igual modo a obediência incondicional: a indiferença espiritual, ou seja, o plano de Deus para cada um de nós, que parte inicialmente duma decisão pessoal concreta.
Por fim e para finalizar o retiro o tema do dia foi “Ver, Julgar e Agir”: percebendo a nossa realidade, fazendo um “juízo” sobre a vida e, por fim, provocar mudança nos eventuais “erros de percurso”.
Diariamente, a oração de Laudes inaugurava o dia, a Eucaristia com Vésperas, no final da tarde, marcava o centro da jornada, e à noite a Adoração ou no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima para junto com a comunidade recitar o terço.

Sem comentários: