sábado, abril 19, 2008

Instituições/Festa das famílias

No passado dia 15 de Março, o Seminário Maior de S. José de Bragança revestiu-se de festa.
Celebrou-se o dia do Padroeiro (S. José) e como habitualmente a festa das famílias. Como também tem vindo a ser frequente de há uns anos a esta parte, houve instituições.
Na Eucaristia, presidida pelo senhor bispo, D. António Montes, receberam o ministério do Leitorado quatro alunos, a saber: António Magalhães (6º ano); José Pombal e Mauro Alves (5º ano); Fernando Catarino (4º ano).
Ao falar directamente aos que iam ser instituídos no ministério dos leitores o prelado disse que estes têm como missão proclamar a Palavra de Deus, não são microfones humanos, isto tem de ser pela irradiação das suas palavras e da sua vida.
Receberam também o ministério do Acolitado dois dos nossos mais velhos, estando desta forma cada vez mais perto da ordenação diaconal, são eles: Manuel ribeiro e Michael Fernandes (ambos de 6º ano).
A eles, D. António Montes sublinhou que é mais um importante passo na caminhada rumo ao sacerdócio. Os acólitos assumem o compromisso que a sua vida tem de ser uma consagração ao Senhor e serem cristãos conscientes.
De resto, o prelado, terminou dirigindo-se directamente às famílias de todos os seminaristas referindo que a vocação sacerdotal floresce, normalmente, no ambiente familiar. Por isso, a família tem um papel preponderante na caminhada vocacional dos jovens.
É de salientar igualmente e de louvar a presença de alunos de outras dioceses nesta festa e da comunhão que todos aqueles que não podendo ir manifestaram a sua comunhão e oração.
Terminada a celebração foi tempo para o almoço/convívio e a despedida…

Sem comentários: