sábado, abril 19, 2008

Rádio e Evangelização

A Rádio é hoje, e desde que existe, um dos grandes meios de comunicação que as pessoas utilizam frequentemente em busca de uma informação rápida e concisa, de uma programação diversa e sistematizada. Esta procura traduz-se no aumento de estações e programas de rádio.
Contrariamente aos vaticínios que a davam como extinta e ultrapassada pelo surgimento do fenómeno televisivo e de novos meios como a Internet e outros, a rádio logrou alcançar o seu espaço e tem hoje um peso decisivo nas relações interpessoais e na comunicação e informação.
O direito à informação não é só do indivíduo, mas é exigido pelo próprio bem comum, pois a sociedade necessita de ter acesso ao conhecimento da realidade e de cidadãos bem informados.
Posto isto, a rádio é um fenómeno que não devemos deixar sem uma atenta e conclusiva análise, pela influência que manifesta junto de um número crescente de pessoas.
Posto isto, tem todo o cabimento colocar as seguintes questões: Qual o lugar que a Igreja ocupa na rádio?; Que evangelização se faz através da rádio?.
Se por um lado temos uma Emissora Católica Portuguesa (Rádio Renascença, RFM, Mega FM, Inter Voz), inúmeros são os programas nas rádios locais sob a responsabilidade de agentes pastorais.
Estes últimos são deveras importantes, pois interessa que um programa cative os ouvintes, e nada melhor para isso que apresentar, na própria “linguagem” os conteúdos da fé, a evangelização, a instrução do povo de Deus.
Um programa de rádio de teor católico, terá não só que informar, mas também formar. Daí e exigência de um plano ou fio condutor, emissão após emissão.

Uma experiência
Desde o dia 2 de Novembro de 2007, a Rádio Lafões passou a contar com mais um programa: o Programa Pedra Angular. Espaço da Igreja Católica na Rádio Lafões, às sextas-feiras, das 20h00 às 21h00.
A sua finalidade pauta-se por preparar o Domingo, face a isso, uma das rubricas passa por ler/meditar as leituras do Domingo seguinte com uma breve explicação. É apresentada uma figura importante da Igreja (Santo) e realça-se o testemunho que deixou. Há também lugar para notas informativas do Arciprestado e da Diocese. Dado que o Plano Pastoral Diocesano versa sobre a Sagrada Escritura, é apresentado um livro da Bíblia: origem, mensagem, finalidade.
Como está a decorrer a Visita Pastoral ao Arciprestado de São Pedro do Sul, é convidado o pároco da respectiva paróquia que vai ser visitada na semana seguinte, para dar a conhecer a paróquia e o plano da visita.
Como podemos notar, a informação/formação, que leva à Evangelização, terão que estar bastante bem relacionadas.

Ora, se a importância da Rádio é assim tanta e está ao alcance de um número tão vasto de pessoas; se é um meio digno de expansão de informação; se nos fornece uma via de Evangelização, tem se ser tida em conta. Mais, não a aproveitando estamos mesmo a descartar/rejeitar um veículo/modo de levar Jesus Cristo e a Sua Igreja ao coração das pessoas.
Pedro Leitão

Sem comentários: