sábado, abril 19, 2008

Jornadas de Teologia do IST-BD

Durante os dias 6 e 7 de Março, decorreram as Jornada de Teologia do Instituto Superior de Teologia – Beiras e Douro com o tema “Deus e a Net: que desafios?”. Realizaram-se no auditório do Seminário Maior de Viseu, sede do IST-BD. No primeiro dia, após a oração da Hora Intermédia, presidida pelo Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, o director do Instituto, Doutor João António Teixeira, fez um breve discurso de abertura das Jornadas.
O primeiro orador foi o Doutor João Duque, professor na Universidade Católica de Braga e também do Instituto, que falou sobre o tema “Desafios pastorais da «net-cultura»”. Para o conferente a Internet pode ser vista como um fórum da Evangelização. A Net pode ser o lugar do encontro do homem consigo mesmo e pela mesma ficamos a conhecer o ser humano contemporâneo para, a partir daí, colher formas variadas de Evangelização. Falou também sobre as potencialidades da Net, ou seja, a Net é pura relação com temporalidade efémera (todos formamos uma rede, em comunicação; e o que hoje é novo, amanhã está ultrapassado); a Net potencia escolhas pessoais, de acordo com o mundo que nos é oferecido; os textos da Net (hiper-texto) determinam uma identidade pessoal, humana; a navegação na Net deve estar acompanhada de uma pensamento crítico, na medida em que a identidade de cada um implica sempre algum espírito crítico. De seguida falou sobre a Net como nova e sempre velha idolatria, na medida em que a realidade virtual da Net pode ser considerada como realidade primeira, substituindo a realidade do mundo concreto (idolatria do sistema) e, por outro lado, corre-se o risco de uma auto-divinização, correndo o risco de não se ser verdadeiramente ser humano (idolatria do sujeito). Após a sua intervenção deu-se lugar aos trabalhos de grupo.
Após o almoço, a tarde foi ocupada pelo primeiro painel da Jornadas intitulada: “Expressões de comunicação”. Foram intervenientes um sociólogo, Dr. Paulo Ribeiro, e um psicólogo, Dr. Rocha. Feita a apresentação do Dr. Ribeiro, este começou o seu discurso com o tema “Internet: quase ubíqua”. Começou com a visão de alguns factos relacionados com a Internet: etimologia; a história dos computadores e da Internet. Referiu que com a Internet foi possível ter acesso a informação em todo o lado (à escala planetária) e “ao mesmo tempo”. Centrando-se mais na sua área, o orador mostrou a influência da Net nos mais variados sectores da sociedade, inclusive na própria religião, na medida em que pela Net há acesso aos mais variados temas referentes à religião (site do Vaticano, Bíblia, etc.). Mostrou também a percentagem de computadores disponíveis para administrativos, professores e estudantes em Portugal. De seguida foi a vez do Dr. Rocha, que após a sua apresentação, fez uma abordagem psicológica sobre a Net. De acordo com o psicólogo, é necessário conhecer a pessoa com quem comunicamos pela Net de modo que a mensagem posso ser mais facilmente transmitida.
O segundo dia das Jornadas de Teologia começou com a oração de Hora Intermédia com uma breve reflexão do Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho. Após a oração, fez-se uma breve apresentação do conferencista da manhã, Cón. António Rego. A sua conferência teve como título “Como anunciar Jesus Cristo na Net”. O responsável pelos programas religiosos da TVI e da RTP começou o seu discurso afirmando que a técnica não veio para reprimir o homem mas sim como instrumento de auxílio para o mesmo. O conferencista, tomando as palavras de João Paulo II, caracterizou a Net como o novo fórum da Evangelização. Pela Net podemos encontrar o reflexo das culturas e, deste modo, é geradora de cultura visto que é uma grande sala de exposição das grandezas e das misérias das mesmas. Contudo, é também um lugar de riscos na medida em que a aventura de viagens pelos sites da Net podem ser prejudiciais. A Net é uma grande teia, cheia de complexidades e a proposta do Evangelho adequa-se, pois o Senhor desafia: “Faz-te ao largo”. Sendo janela para o mundo, a Net pode ser lugar da notícia do Evangelho, encontro com a mensagem cristã, com especial incidência sobretudo nos jovens. Tal como no dia anterior, depois da conferência houve lugar para os habituais trabalhos de grupo.
Na sessão da tarde, seguiu-se o painel “As diversas possibilidades”. O primeiro interveniente foi o Padre Júlio Grangeia, da diocese de Aveiro. O seu discurso centrou-se na sua experiência na utilização da tecnologia informática na sua actividade pastoral. Mostrou alguns exemplos de como via Net pessoas de várias partes do mundo lhe colocam dúvidas e manifestam inquietações e situações concretas das suas vidas procurando orientação. De seguida foi a vez do Padre José Alfredo, da diocese de Lamego. A sua intervenção baseou-se sobretudo nos desafios com que a Igreja se vê hoje confrontada nos dias de hoje e a importância da Internet face às mesmas. No final deixou dois desafios: é necessário um secretariado para as comunicações; é necessário que haja na pastoral a junção de vários instrumentos tecnológicos.

Sem comentários: