segunda-feira, outubro 16, 2006

Abertura oficial do Instituto Superior de Teologia - Viseu

Realizou-se no passado dia 5 de Outubro de 2006, no Seminário Maior de Lamego, a oficializada abertura do Instituto Superior de Teologia (IST) para o decorrente ano lectivo (2006/2007). Contou com a presença dos quatro bispos e equipas formadoras das respectivas dioceses que incorporam o Instituto, como também a presença de alguns professores e alunos do mesmo. Às 10:43 iniciou-se a abertura solene do IST com uma ‘Oração Sapiencial’, presidida pelo reverendo Pe João António, onde se invocou a intervenção do Espírito e de Maria para iluminar a nossa mente e os nossos escuros e espinhosos caminhos.
O Pe João António apresentou de modo brilhante a problemática tão obscura do processo de Bolonha. Após algumas questões levantadas pelo mesmo sobre o porquê do não recebido da Universidade Católica Portuguesa referente à adesão do IST ao processo de Bolonha, e fez uma explanação aprofundada sobre a vocação do candidato ao sacerdócio. Segundo ele, é o testemunho individual e pessoal de cada indivíduo o meio pelo qual se revitalizará a vocação, vocação que é de amor, vocação que é de Deus. Destacando a celebre expressão existencial de Miguel Torga – “Tive sempre a coragem de Te negar, mas nunca a força de Te esquecer” – o reverendo director do IST apresenta os traços da Teologia enquanto caminhada espiritual.
Terminada a ‘Oração Sapiencial’ seguiu-se a Eucaristia, a qual fora presidida pelo bispo da diocese. Este referiu que “a eucaristia que celebramos é a missa votiva do Espírito Santo” pois Este “ garantirá a autêntica vivência cristã e comunitária”, para que o seminário seja uma escola de comunhão, pois o pastor, pelo seu ministério, é harmonizador e gerador da comunhão comunitária.
Seguiu-se de imediato o almoço convívio (13h) e, posteriormente, a reunião e encontro entre os bispos, equipas formadoras e professores.

Sem comentários: