sexta-feira, novembro 24, 2006

Celebração Vocacional da Semana dos Seminários

Ocorreu no passado dia 17 de Novembro a celebração vocacional, inserida na semana dos seminários, no convento de Santa Beatriz.
A celebração foi animada pelos nossos associados, pelo Pe. Quim (Comboniano), pelo Frei Pedro, e contou com a presença do nosso bispo, D. Ilídio. Ele abordou o problema das vocações sacerdotais, vocações consagradas, e tendo em conta a sua nota pastoral e o lema deste ano para a nossa diocese, as vocações a que todo o cristão é chamado a responder. Deixou-nos três ideias para nossa reflexão:
1º A opção vocacional não é uma escolha de compra, é em primeiro lugar uma opção de amor. É o amor transmitido pela Trindade que nos mostra o caminho, pois ninguém nasce sem um chamamento à vocação. É na resposta a esse amor que encontramos a nossa vocação. É ele que dá sentido à nossa escolha, amor permanente a deus e aos irmãos. E é nele também que encontramos a força para viver o nosso sim à vocação a que Deus nos chama…
2º Quanto maior for a entrega à vivência vocacional, maior deve ser o amor a dar…
3º Este amor e esta entrega jorram da cruz de Cristo, do grão de trigo que morre para dar fruto, da entrega aos outros. A vocação é tanto mais feliz, quanto mais tiver visível os dois sinais da cruz: a entrega na dor, e a entrega aos outros…
Sejamos nós a mostrar estes dons ao mundo, mostremo-los com alegria e no amor a Deus e aos outros.

Sem comentários: